Leitura das imagens: No mosaico Alexandre esta sem o elmo, demonstra coragem frente a Darius que foge, com elmo na cabeça e com seus soldados. No filme Ben-Hur, em sua corrida de bigas contra Messala ele está sem o elmo.
O Mosaico de Alexandre é um piso romano originário da Casa do Fauno datado de aproximadamente de 150 a.C. É um dos enfeites decorativos mais luxuosos de casas aristocráticas da República Romana em Pompeia, na Itália.
Cena do filme
Ben-Hur | 1959 | Direção William Wyler | EUA
02_ JOHN WILLIAM WATERHOUSE e SEREIAS
Leitura das imagens: Na pintura Hylas abandona a expedição dos Argonautas vai buscar água e é atraído pelas ninfas. No filme Sereias, um personagem cego [interpretado por Mark Gerber] é convidado pelas modelos a entrar na água.
Leitura das imagens: Na pintura Hylas abandona a expedição dos Argonautas vai buscar água e é atraído pelas ninfas. No filme Sereias, um personagem cego [interpretado por Mark Gerber] é convidado pelas modelos a entrar na água.
John William Waterhouse | Hylas e as ninfas | 1896
Cena do filme
Sereias | Austrália | Direção John Duigan | 1994
03_ EGITO - ANÚBIS e AMERICAN GODS
Leitura das imagens: Afresco Egípcio representando o deus Anúbis que pesa o coração da pessoa falecida junto de uma pena. Na série American Gods Episódio 3 Temporada 1 a personagem que representa o deus Chacal é Mr. Jacquel [interpretado por Chris Obi] que surge após a morte súbita de uma senhora egípcia Ms. Fadill [interpretada por Jacqueline Antaramian]. Acompanhando a sua dona em espírito, está o seu gato, em uma referência a outra divindade egípcia: Bastet.
Data: cerca de 1275 a.C. | Tamanho: 244,5 x 30,7 cm | Técnica: Tinta sobre papiro | Local: Museu Britânico, Londres
Cena da série
04_ EDWARD HOOPER e SHIRLEY VISÕES DA REALIDADE
Leitura das imagens: Baseado na obra de Edward Hooper o longa indie "Shirley Visões da Realidade" apresenta a estética, paleta de cor e até mesmo o movimento dos personagens que parecem retirados de uma pintura.
Morning Sun | Edward Hopper | Óleo sobre tela | 1952
Room in New York | Edward Hooper | 1932
Cena do filme Shirley - Visões da Realidade
Cena do filme Shirley - Visões da Realidade
Shirley Visions of Reality | Direção Gustav Deutsch | Austria | 2013
05_ THE DREAMERS e DIVERSOS FILMES, FOTOS, OBRAS DE ARTE
Venus de Milo | Marmore | 220cm | Possivelmente de II a.C. | Museu do Louvre
Cena do filme
The Dreamers | Direção Bernardo Bertolucci | 2003
06_ LOUISE BOURGEOIS / THE NEON DEMON / A PELE QUE HABITO
Leitura das imagens: Obras da artista plástica francesa Louise Bourgeois que entre suas criações estão as representações do corpo. Relações imagéticas podem ser encontradas nas obras The Neon Demon [de modo poético] e a Pele Que Habito [relação direta];
Em A Pele que Habito a personagem Vicente [interpretado por Jan Cornet e por Elena Anaya tem corpo fragmentado, destruído e reestruturado, coberto por tecidos. Este corpo é espelhado na representação plástica das obras da artista franco americana Louise Bourgeois que traz obras da figura humana fragmentada, costurada, retorcida e reconstruída.
No filme The Neon Demon em determinado momento da trama a personagem Jesse (interpretada por Elle Fanning) se encontra em um ambiente em que uma performance se apresenta. A representação plástica da performance é semelhante representação plástica da obra “The Arch of Hysteria” de Louise Bourgeois
The Arch of Hysteria, Louise Bourgeois, 1993.
Cena do filme A Pele que Habito
Cena do filme A Pele que Habito
A Pele que Habito | Direção de Pedro Almodovar | 2011
The Neon Demon | Direção Nicolas Winding Refn | 2016
07_ DAMIEN HIRST e A CELA
Leitura das imagens: Damien Hirst artista contemporâneo da Grã-Bretanha desenvolve uma série de obras com animais mortos dentro de vidros. Há também uma obra do norueguês Odd Nerdrum que também pode visto na linguagem audiovisual do filme em A Cela;
Visual Candy and Natural History | Damien Hirst | 1993 - 1999
Vidro, aço pintado, silicone, mono lamentação, tubarão e solução de formaldeído
3 partes, cada uma: 198.3 x 107,9 x 77,5 cm
Cena do filme A Cela
Dawn | Odd Nerdrum | 1990 | Estilo Neo-barroco | Gênero Pintura simbólica
Cena do filme A Cela
The Cell | 2000 | Diretor Tarsem Singh | EUA
08_ GOYA e INDIANA JONES E OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
Leitura das imagens: A pintura de Goya "3 de Mayo de 1808" é uma demonstração dos horrores de guerra, do poder bélico sobre as pessoas simples. Em uma das cenas de Indiana Jones e os caçadores da arca podemos ver uma semelhança da pintura com um frame do filme onde nazistas apontam as armas para os árabes;
Francisco de Goya | 3 de Maio de 1808 | 1814 | Óleo sobre tela | 268 × 347 cm | Museu do Prado, Madrid
Cena do filme
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida | 1981 | EUA | Direção Steven Spielberg
09_ LAWRENCE ALMA-TADEMA e BEN-HUR e OS DEZ MANDAMENTOS
Leitura das imagens: Os filmes Ben-Hur e Os Dez Mandamentos, obras que tem como produção e direção Cecil DeMille parecem apresentar cenografias baseadas nas pinturas de Lawrence Alma-Tadena, principalmente nas cores e disposição de figurinos e personagens. Jesse Lasky Jr., co-autor de Os Dez Mandamentos, descreveu como DeMille costumava espalhar impressões de pinturas de Lawrence Alma-Tadema para informar seus designers sobre o visual que ele queria alcançar.
Pinturas de Lawrence Alma-Tadema
Cenas do filme Os Dez Mandamentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário